Posso me aposentar e continuar trabalhando? Veja o que diz a lei! 💼
Uma dúvida que assombra muitos trabalhadores: a aposentadoria significa o fim da vida profissional? A resposta, em quase todos os casos, é não.
A legislação brasileira permite que o segurado continue trabalhando mesmo após se aposentar. No entanto, é preciso estar atento a algumas regras e exceções.
Aposentado(a) e trabalhando de carteira assinada
Pode! Você pode continuar no mesmo emprego ou começar em um novo.
Atenção! O aposentado que continua a trabalhar é obrigado a continuar contribuindo para o INSS, mas essa contribuição não gera o direito a uma segunda aposentadoria. O valor é revertido para o sistema da Previdência Social.
O que você tem direito? Como trabalhador, você mantém o direito a todos os benefÃcios de quem trabalha, como salário-famÃlia e reabilitação profissional.
A exceção: Aposentadoria por Invalidez
A única exceção à regra é a aposentadoria por invalidez (também conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente).
Por quê? Esse benefÃcio é concedido a quem está total e permanentemente incapacitado para o trabalho. Se o INSS descobre que o aposentado por invalidez voltou a trabalhar, ele entende que a incapacidade não existe mais e o benefÃcio pode ser cancelado.
A decisão de continuar trabalhando após a aposentadoria é pessoal e deve ser tomada com base em um planejamento sólido.
César Ferreira Da Costa Nunes Especialista em Direito Previdenciário em Alegrete/RS.
Horários:
Seg-Sex: 7h45 - 12h15 / 13h30 - 18h15,
Sab-Dom: 7h45 - 12h15;
Rua Andradas nº 131, centro de Alegrete/RS, casa preta com detalhes verdes, em frente ao estacionamento da Farmácia Raia, ao lado da loja Recreio, ao lado casa das bolsas.
#CFCNPREV #Aposentadoria #INSS #DireitoDoTrabalho #AposentadoTrabalhador #PrevidenciaSocial #Alegrete #RS
Comentários
Postar um comentário