STF decide Tema 1277: Mais flexibilidade para entrar com ação judicial contra o INSS!
Você já precisou entrar com uma ação contra o INSS?
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) trouxe mais segurança e clareza sobre onde o segurado pode ajuizar sua ação.
O STF pacificou o entendimento de que a regra que obriga o uso dos Juizados Especiais Federais (JEF) para causas de menor valor não é a única opção.
O que isso significa para você?
Menos burocracia: A decisão garante que o segurado pode escolher entre ajuizar a ação nos Juizados Especiais (onde o processo costuma ser mais rápido) ou nas Varas Federais Cíveis.
Segurança jurídica: O novo entendimento evita que processos sejam anulados por um erro de escolha do tribunal, garantindo que o seu pedido seja analisado da forma correta.
Liberdade de escolha: A decisão reforça que a liberdade de escolher o foro para entrar com a ação é um direito do cidadão, especialmente quando a causa envolve um valor que, mesmo sendo baixo, é essencial para a sua subsistência.
Precisando de ajuda?
CFCNPREV atua na área administrativa previdenciária, na necessidade de um advogado podemos lhe indicar um profissional ético e de confiança.
César Ferreira Da Costa Nunes Especialista em Direito Previdenciário em Alegrete/RS.
Horários:
Seg-Sex: 7h45 - 12h15 / 13h30 - 18h15,
Sab-Dom: 7h45 - 12h15;
Rua Andradas nº 131, centro de Alegrete/RS, casa preta com detalhes verdes, em frente ao estacionamento da Farmácia Raia, ao lado da loja Recreio, ao lado casa das bolsas.
#CFCNPREV #INSS #DireitoPrevidenciario #STF #JuizadoEspecial #VaraFederal #DireitosDoSegurado #Alegrete #RS
Comentários
Postar um comentário