PL 254/23 aprova renda familiar de até 2 salários mínimos para concessão do BPC/LOAS a pessoas com deficiência!
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 254/23, que estabelece a renda familiar de até 2 salários mínimos para concessão do Benefício Assistencial (BPC/LOAS) a pessoas com deficiência.
O Benefício Assistencial é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social e oferece um salário mínimo mensal a idosos a partir de 65 anos e a pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovada a situação de vulnerabilidade social pela renda familiar mensal per capita de até 1/4 do salário mínimo.
O que muda com essa nova lei?
Com a aprovação desse projeto, mais pessoas com deficiência poderão receber o BPC, mesmo que a renda familiar seja um pouco maior. Anteriormente, o limite era de ¼ do salário mínimo por pessoa da família. Agora, o benefício será concedido para famílias com renda de até 2 salários mínimos.
O que é o BPC/LOAS?
O BPC/LOAS é um benefício assistencial pago pelo INSS para idosos com 65 anos ou mais e para pessoas com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
Como solicitar o BPC?
Para solicitar o BPC, é necessário procurar um posto do INSS e apresentar os documentos necessários. Um especialista em direito previdenciário também pode auxiliar nesse processo.
Conte com CFCNPREV!
Nossa equipe está preparada para te auxiliar em todas as suas dúvidas sobre previdência social.
#BPC #PessoasComDeficiência #DireitosSociais #CFCNPREV #Alegrete
Comentários
Postar um comentário