PORTARIA CONJUNTA DIRBEN/PFE/INSS Nº 108, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2024 : Vitória para pessoas com HIV/AIDS: INSS reativa benefícios indevidamente cessados
Uma grande notícia para pessoas com HIV/AIDS! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acaba de publicar uma portaria determinando a reativação de benefícios por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) que foram indevidamente cessados.
O que aconteceu?
Uma ação civil pública conseguiu comprovar que muitos benefícios de pessoas com HIV/AIDS foram cancelados de forma irregular durante revisões periódicas. A Justiça determinou que o INSS reativasse esses benefícios, mesmo que a doença tenha sido diagnosticada após a concessão inicial.
Quem tem direito à reativação?
Têm direito à reativação do benefício pessoas com HIV/AIDS que tiveram seus benefícios por incapacidade permanente cessados a partir de 21 de junho de 2019 por causa de revisões periódicas.
Como solicitar a reativação?
Para solicitar a reativação do benefício, o segurado deve acessar os canais remotos de atendimento do INSS e solicitar a emissão de pagamento não recebido, indicando o motivo específico da solicitação.
O que o INSS vai verificar?
O INSS irá verificar se o benefício foi cessado por um dos motivos previstos na decisão judicial e se o segurado apresenta documentação comprovando o diagnóstico de HIV/AIDS.
Por que essa decisão é importante?
Essa decisão garante o direito à saúde e à previdência social de pessoas com HIV/AIDS, assegurando que elas tenham acesso a um benefício que lhes permita viver com dignidade.
O CFCNPrev pode te ajudar!
Se você tem alguma dúvida sobre essa decisão ou precisa de ajuda para solicitar a reativação do seu benefício, o CFCNPrev pode te auxiliar. Nossos especialistas em Direito Previdenciário estão à disposição para te orientar e garantir que seus direitos sejam respeitados.
#HIVAIDS #INSS #beneficios #saude #direitos #CFCNPrev #Alegrete #previdenciasocial #justica #saudepublica #direitoshumanos
Lembre-se: Este resumo é apenas informativo e não substitui a consulta à legislação completa.
César Ferreira Da Costa Nunes
Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil.
Especialista em Direito Previdenciário
Escritório Profissional na Rua vinte de Setembro nº 731, Centro, Alegrete/RS.
allinks.me/cfcnprev
Comentários
Postar um comentário