Aplicativo Gov.br fornece diversos recursos com segurança para que usuários possam usar documentos digitais, fazer assinaturas digitais e muito mais, importante ressaltar que a conta gov.br possui três níveis de confiabilidades: ouro, prata e bronze.
NÍVEL BRONZE

- Gratuito;
- Conta única;
- Login sem senha;
- Gerenciar uso de dados;
B R O N Z E
Se você seguiu um dos passos abaixo, a sua conta gov.br foi criada no nível bronze.

Cadastro via formulário on-line para validação dos seus dados na Receita Federal

Cadastro via formulário on-line para validação dos seus dados no INSS

Cadastro via atendimento presencial nas Agências do INSS

Validação dos seus dados via atendimento presencial nos postos da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito)
NÍVEL PRATA

- Gratuito;
- Conta única;
- Login sem senha;
- Gerenciar uso de dados;
- Prova de vida;
- Verificação em duas etapas;
- Compartilhar documentos;
- Assinatura eletrônica;
- Acesso a todos os serviços;
P R A T A
Para aumentar o nível da sua conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em "Selos de Confiabilidade".

Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH)

Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado
Atenção: habilite em seu home banking o serviço de envio de mensagens do banco para seu celular, assim você recebe o código que será enviado.

Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal
NÍVEL OURO

- Gratuito;
- Conta única;
- Login sem senha;
- Gerenciar uso de dados;
- Prova de vida;
- Verificação em duas etapas;
- Compartilhar documentos;
- Assinatura eletrônica;
- Acesso a todos os serviços;
- Nível máximo de segurança;
O U R O
Para aumentar o nível da sua conta gov.br de bronze ou prata para o nível ouro, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em "Selos de Confiabilidade".

Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE)

Validação dos seus dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil
1. Usar carteira com documentos digitais:
O aplicativo Gov.br oferece o serviço de carteira digital para salvar documentos. O usuário pode salvar digitalmente a sua Carteira de Identidade Nacional, CNH, Certificado de Reservista e Carteira de Habilitação Técnica (CHT) para visualizar com facilidade e fazer o compartilhamento deles no formato PDF, que possui registro de autenticidade via QR-Code. Para cadastrar algum documento entre os disponíveis no app, é preciso ter uma conta nível Prata ou Ouro.
2. Assinar documentos digitalmente:
Outro recurso interessante é o de assinatura digital de documentos que permite validar documentos em meio digital de forma idêntica ao de um documento físico. O serviço gratuito, tem criptografia e não exige o reconhecimento de firma, necessário para outros tipos de documentos. Após o uso da assinatura, é possível verificar a autenticidade via QR-Code. É válido mencionar também que para ter acesso ao recurso é preciso ter uma conta nível Prata ou Ouro dentro do Gov.br.
3. Prova de vida:
A prova de vida pode ser feita de forma digital através do aplicativo Gov.br. O procedimento é simples e realizado através da tecnologia de reconhecimento facial. O serviço gratuito facilita o processo para pessoas que são aposentadas, pensionistas ou que têm direito a algum benefício concedido pelo Governo Federal. Além disso, a análise digital evita o deslocamento do beneficiário até uma agência credenciada. Após finalizado, o usuário pode acompanhar o status da aferição realizada na plataforma.
4. Baixar certidão de pessoa com deficiência:
Também é possível realizar o download de documento de certificação de pessoa com deficiência através do Gov.br. O procedimento evita qualquer tipo de deslocamento até uma agência do INSS e é completamente gratuito. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência ou, quando sem receber qualquer um desses benefícios, ter sua deficiência já reconhecida previamente pelo órgão federal.
5. Baixar certificado de Cadastro Único:
Através do Gov.br é possível emitir o comprovante de inscrição no Cadastro Único do Governo Federal de forma gratuita. O serviço digital também evita o deslocamento do usuário até um posto de atendimento cadastrado e permite que famílias de baixa renda se inscrevam em programas sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás. Além disso, dentro da plataforma, é possível acompanhar a situação cadastral no programa e a data limite para realizar a atualização das informações prestadas.
6. Buscar informações sobre serviços do governo:
O Gov.br também permite que usuários façam buscas pelos serviços disponibilizados pelo Governo digitalmente e obtenham mais informações sobre eles. É possível encontrar, por exemplo, a consulta da restituição do imposto de renda, CPF, CNPJ, dívidas registradas e pendências fiscais, além de obter a carteira de trabalho e emitir a certidão de regularidade fiscal. Também é possível fazer busca por serviços a partir das categorias disponíveis, como assistência social, comunicação, trabalho e emprego.
César Ferreira Da Costa Nunes
Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil.
Especialista em Direito previdenciário (Legale Educacional)
Comentários
Postar um comentário