O QUE É O CNIS?
CNIS é a sigla de Cadastro Nacional de Informações Sociais, que é um banco de dados do Governo Federal que registra informações trabalhistas e previdenciárias de todos os trabalhadores, este extrato previdenciário é a base de dados utilizada para concessão e cálculo do valor de todosos benefícios. Essas mesmas informações podem ser consultadas através do extrato CNIS pelo app meu INSS e pela central 135, e estando equivocadas podem causar diversos prejuizos ao segurado.
QUANTO MAIS CEDO PEDIR, MAIS FÁCIL CORRIGIR
Não é preciso esperar a hora de precisar para corrigir o CNIS. A lei diz que o trabalhador pode incluir, excluir ou retificar as informações incorretas a qualquer tempo, é fundamental encontrar os erros para poder corrigi-los, muitas empresas desaparecem e buscar provas do passado pode ficar mais difícil.
ACERTANDO AS FALHAS
Os registros relativos a vínculos de contrato de trabalho, remunerações e contribuições valem como prova perante a previdência social para fins de tempo de contribuição e salários de contribuição. Na prática o INSS pode pedir que o contribuinte comprove a veracidade das informações, o ideal é fazer um planejamento previdenciário para corrigir todos os erros.
CONSTATAÇÃO DO DIA-A-DIA
Eu mesmo já vi trabalhadores com contratos de trabalho em lugares em que nunca trabalharam. Já vi também que em alguns CNIS não tem os registros onde o trabalhador, de fato, trabalhou.
Por isso é importante pegar este documento o mais cedo possível para dar tempo de corrigir tudo que pode estar errado.
César Ferreira Da Costa Nunes
Alegrete,
Rio Grande do Sul, Brasil.
Bacharel em direito (Urcamp Campus
Alegrete - RS).
Pós-graduando em Direito previdenciário
(Legale Educacional)

Comentários
Postar um comentário