Direitos dos Trabalhadores
A legislação trabalhista garante uma série de direitos aos trabalhadores, como:
- Jornada de trabalho de no máximo 8 horas diárias e 44 horas semanais, com direito ao intervalo não inferior a 1 hora, inclusive existindo jornada de 12 horas de trabalho e 36 horas de descanso;
- Férias remuneradas de 30 dias a cada 12 meses de trabalho, com acréscimo de um terço do salário;
- 13º salário, equivalente a 1/12 do salário para cada mês trabalhado;
- Licença-maternidade de 120 dias;
- Licença-paternidade de 05 dias;
- FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
- Adicional noturno;
- Seguro-desemprego;
- entre outros;
Obrigações dos Empregadores:
Os empregadores também possuem obrigações previstas na legislação trabalhista, como:
- Registro do empregado em carteira de trabalho fisica ou digital ao qual da origem ao documento chamado CNIS;
- Pagamento de salário mínimo ou piso salarial da categoria;
- Fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs);
- Garantia de condições adequadas de trabalho;
- Pagamento de horas extras;
- Depósito do FGTS;
- entre outros.
Principais Leis Previdenciárias
As principais leis previdenciárias no Brasil são a Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, e a Lei nº 8.212/91, que trata do Custeio da Seguridade Social.
A Lei nº 8.213/91 estabelece as regras para a concessão de benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, entre outros.
Benefícios Previdenciários
Os benefícios previdenciários são as prestações pagas pela Previdência Social aos segurados e seus dependentes em caso de ocorrência de eventos como doença, invalidez, morte e idade avançada.
Entre os principais benefícios previdenciários estão aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros.
Já a Lei nº 8.212/91 define as regras para o custeio da Seguridade Social, que inclui a Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde.
Contribuições Previdenciárias
As contribuições previdenciárias são os valores pagos pelos segurados e pelas empresas para financiar a Previdência Social.
Os segurados contribuem com uma parte do seu salário, de acordo com as alíquotas estabelecidas pela Legislação Previdenciária. Já as empresas contribuem com uma porcentagem sobre a folha de pagamento dos seus funcionários.
As contribuições previdenciárias são fundamentais para garantir a sustentabilidade da Previdência Social e para assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos segurados e seus dependentes.
César Ferreira Da Costa NunesAlegrete, Rio Grande do Sul, Brasil.Especialista em Direito previdenciário (Legale Educacional)allinks.me/cfcnprev
Comentários
Postar um comentário