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INSS: motivos que ensejam na suspensão de benefícios!

Alguns dos principais motivos que levam o INSS a suspender benefícios são: o não comparecimento em perícia médica agendada, indício de fraude, deixar de sacar o benefício no banco por 60 dias, informações desatualizadas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, no caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), falta em programa de reabilitação profissional e, em caso de aposentadoria especial, a continuidade em trabalho insalubre ou de alto nível de periculosidade, estes são alguns dos motivos que levam o Instituto Nacional do Seguro Social a suspender o pagamento. 

Para reverter essas situações deverão ser apresentados documentos relacionados à espécie do benefício e motivo da suspensão, como por exemplo, se a suspensão ocorreu por falta de saque, o beneficiário deverá apresentar documentação de identificação para que sejam feitas as verificações internas e posterior reativação.

1. Quem está recebendo um auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença):

Deve marcar a perícia para prorrogar o benefício, caso não tenha recuperado a capacidade de trabalhar.

2. O que levar na perícia: 

Documentos pessoais originais com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho) e documentos médicos originais (exames, laudos e receitas).  Após passar pelo procedimento, o pagamento é restabelecido.

3. A ausência de saques dos pagamentos mensais:  

Pode acontecer por um problema no acesso à conta bancária do segurado, pode sinalizar para o INSS que o beneficiário está morto. Por isso, há o risco de suspensão dos pagamentos após um período superior a 60 dias sem movimentação do dinheiro na conta.

4. Os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas):

Destinado a idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, têm que estar com os dados atualizados no CadÚnico do governo federal, que concentra os programas assistências pois, em casos de divergência de dados o benefício poderá ser suspenso.

5. No caso de indício de fraude: 

O segurado recebe um comunicado do INSS e tem que comparecer à uma Agência da Previdência Social (APS) para apresentar os documentos que comprovem a regularidade do benefício.

Lembrando que se pode agendar no app MEU INSS e também na Central 135, ou procurar um profissional da sua confiança para isto.

César Ferreira Da Costa Nunes

Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil.
Bacharel em direito (Urcamp Campus Alegrete - RS).
Pós-graduando em Direito previdenciário (Legale Educacional)

allinks.me/cfcnprev

 






 

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